Pousaflores já tem novo piso sintético
O Grupo Desportivo e Recreativo de Pousaflores conta, desde o passado dia 7 de Outubro, com um piso sintético no seu Campo de Jogos. Uma obra que nasceu da iniciativa da Direcção liderada por Delfim Dias e surpreende pela coragem, dotando o Campo Padre António Lopes Melo de óptimas condições para a prática desportiva, colocando-o mesmo ao nível dos melhores equipas da região neste tipo de infra-estruturas.
Fiel à sua postura recatada, Delfim Dias, desde cedo pretendeu "não publicitar a obra" antes da sua conclusão e até mesmo no dia da ‘inauguração’ não divulgou o evento para fora, com a festa a ser destinada apenas à família pousaflorense e alguns convidados.
Deste modo, e sem inauguração formal, o jogo do Campeonato Distrital da I.ª Divisão entre o GDR Pousaflores e o Grupo Desportivo da Ranha tornou-se o pólo de maior atracção da festa. E os pupilos treinados por Jorge Tomás empenharam-se a fundo em campo para oferecer aos seus sócios e simpatizantes a prenda desejada numa estreia na "casa nova". O GDR Pousaflores venceu com classe por 4-2 (ver mais na página 14) e pôde festejar o feito.
A festa da família do GDRP prosseguiu na sede do clube com um lanche onde as febras foram raínhas, num beberete rematado com um bolo comemorativo da efeméride e respectivo espumante.
Delfim Dias, Presidente da Junta de Freguesia e grande dinamizador do Clube deu largas ao seu contentamento e apesar de considerar Pousaflores o "parente pobre do concelho", salientou o esforço que tem sido feito para sair do "pelotão traseiro" e agora com esta obra subir mais um degrau na melhoria da qualidade de vida da população. "Com este parque de jogos a juventude tem óptimas condições para crescer e praticar desporto em óptimas condições", disse, referindo-se à aposta do clube no rejuvenescimento do plantel sénior e na recente aposta nos escalões de formação.
Fernando Inácio, vereador do Desporto da Câmara Municipal, também presente, disse que "o Desporto está na moda em Ansião", considerando o concelho um "exemplo em termos de infra-estruturas", referindo-se aos três sintéticos entretanto inaugurados, aos pavilhões gimnodesportivos e à piscina municipal. "Agora os nossos jovens têm a possibilidade de praticar desporto de qualidade nas suas terras, algo que nós na idade deles não tínhamos a este nível", finalizou.
O sintético é diferente das soluções de Chão de Couce e Alvaiázere. No caso do Pousaflores os números dos custos são bem mais reduzidos, pois o tapete é de outro tipo e foi colocado sem a elaboração de qualquer tipo de base mais compacta, ao contrário dos seus vizinhos.
O clube, entretanto, procura arranjar verbas para pagar a obra, recorrendo também à boa-vontade dos simpatizantes e da população.
O piso sintético instalado em Pousaflores, requereu algumas medidas prévias. Desde logo foi implantado o sistema de rega, constituído por dois reservatórios que alimentam uma bomba eléctrica que fará aspergir a água pelo campo.
Posteriormente à camada de borracha granulada, foi aplicada uma fibra, composta por coco em pó. Esta fibra tem a finalidade de conservar por mais tempo a humidade na tela, a fim de que o campo se torne o mais parecido possível com um campo de relva natural.
Sem comentários:
Enviar um comentário